Após a seleção de 100 ideias para ajudar a resolver a crise de habitação em Londres, no mês passado, o New London Architecture (NLA) e o prefeito de Londres escolheram os vencedores que eles acreditaram apresentar os modelos exemplares para a capital do Reino Unido. Os projetos selecionados variam desde soluções arquitetônicas radicais, como o projeto Floating Homes, do Baca Architects, que propõe a criação de 7.500 novas residências flutuantes nos canais de Londres, até soluções econômicas radicais: como a recomendação de David Kroll para separar o valor das propriedades do valor da terra que ocupam.
Além de serem exibidas ao lado das outras 90 propostas em uma exposição no NLA, estes dez projetos serão apresentados para a Autoridade Regional de Londres para serem avaliados quanto à sua viabilidade como soluções reais para a crise. Juntos, esses dez projetos fornecem ideias sobre possíveis soluções - mas também a muitas causas diferentes - para a crise de habitação, em Londres. Leia mais sobre os projetos a seguir.
The Urban Darning Project
Patrick J.A. Massey, CZWG
Invocando as muitas pequenas lacunas que são um resultado natural de séculos de desenvolvimento orgânico, Patrick JA Massey propõe um esforço generalizado para identificar e "remendar" os buracos no tecido urbano da cidade. Na proposta, cada autoridade local seria responsável por encomendar uma força-tarefa de urbanistas e arquitetos para procurar essas lacunas e oferecer propostas preliminares para o desenvolvimento desejado, essencialmente, proporcionar a cada local um pré-projeto aprovado para acelerar o processo de desenvolvimento.
Housing Over Public Assets
Bill Price, WSP | Parsons Brinckerhoff
De acordo com Bill Price, o espaço superior dos edifícios públicos de Londres, tais como escolas, hospitais e bibliotecas poderiam apoiar um adicional de 630.000 moradias. Em seu cenário, edifícios públicos existentes seriam renovados ou totalmente reconstruídos por empresas privadas, que seriam recompensadas com a posse das moradias acima, para vender ou para alugar.
Supurbia
HTA Design LLP
A "Supurbia" da HTA visa libertar o potencial dos subúrbios com duas abordagens complementares: em primeiro lugar, investindo em amenidades locais e ruas para fazer dos subúrbios uma localização mais desejável, e em segundo lugar, permitir que proprietários de moradias suburbanas construam mais casas em seus jardins, aumentando a densidade, liberando a equidade inerente na terra dos proprietários e reduzindo a dependência da cidade nas empresas de habitação em massa para aliviar a crise.
Intimate Infrastructures
Natasha Reid Design
"Intimate infrastructures" destaca a "tipologia que falta" na habitação Londres, o da habitação compartilhada. O projeto propõe uma forma modular, padronizada de habitação partilhada que se concentra em programas mistos, placemaking e fornece casas para moradores existentes, em vez das opções atuais de habitação que resultaram na gentrificação generalizada de Londres.
Buoyant Starts
Floating Homes Ltd with Baca Architects
Com 50 milhas de rios e canais e 150 hectares de docas, marinas e bacias, Londres tem uma área significativa de água que é em grande parte não utilizada. Barcos de canais já são uma opção de vida viável para os mais aventureiros em Londres. "Bouyant Starts" espera formalizar estes lugares, argumentando que a cidade tem espaço para cerca de 7.500 casas flutuantes pré-fabricadas, que poderiam ser construídas em apenas 6-12 meses.
Investing in London’s Future by Learning from its Past
David Kroll
Este sistema baseia-se num sistema histórico muito conhecido e anteriormente utilizado em Londres: o sistema de arrendamento. Sob o sistema atual, é a própria terra que está aumentando mais dramaticamente em valor, com promotores privados lucrando com esses valores. No sistema de Kroll, os edifícios são separados como uma mercadoria em relação à terra que ocupam; os próprios edifícios seriam desenvolvidos por particulares, enquanto a terra seria propriedade pública e arrendada aos proprietários de casas por um preço estável e justo.
Mega Planning, Beyond 2050 – MegaPlan for a MegaCity
GL Hearn part of Capita Ltd
Com Londres definida para ser a primeira MegaCity da Europa em 2050, este plano defende que a única maneira de resolver os seus problemas são com "MegaPlanning." O esquema utiliza os terrenos limites do cinturão verde de Londres, entre o anel viário M25 e a própria Londres, argumentando que liberar apenas 4% destas terras protegidas para o desenvolvimento iria proporcionar espaço suficiente para novos desenvolvimentos.
ATAL Opportunity Areas
THE ATAL TEAM
A presente proposta tem como ponto de partida o Nível de Acessibilidade dos Transportes Públicos (PTAL), uma medida aplicada à diferentes áreas de Londres que determina a máxima densidade permitida com base na sua acessibilidade aos transportes públicos. No entanto, a proposta ATAL transforma essa relação questionando porque as opções de transporte não podem ser um resultado da densidade requerida para a área, e criando em vez disso o "nível de acessibilidade de transporte ativo" (com base na bicicleta e a pé). A proposta sugere que um investimento em infra-estrutura relativamente barato poderia, portanto, ser usado para dobrar a densidade de desenvolvimento ao longo de quase metade de Londres.
Making More With Less: Unlocking Leftover Land for Generation Rent
Pitman Tozer, LB Enfield and Naked House
Em parceria com a Naked House, uma empresa sem fins lucrativos de habitação que se concentra no desenvolvimento de pequenas áreas, sub-utilizadas no conselho de propriedade da terra, esta proposta argumenta que um grande número de pequenos empreendimentos poderiam aliviar significativamente a crise de moradia em Londres, criando 110 mil casas acessíveis até 2025. A proposta combina elementos semelhantes para ambos "The Urban Darning Project" e "Investing in London’s Future by Learning from its Past" acima, com foco em disponibilizar pequenos espaços sub-utilizados e desenvolver terrenos de propriedade pública, com a empresa pagando uma renda da terra relacionada ao valor do terreno.
Wood Blocks
dRMM Architects
A proposta de dRMM leva um modelo já testado para o desenvolvimento de espaços de escritórios e aplica-o à habitação: usando uma "concha e núcleo" estratégia básica de construção, sem divisórias internas, os custos de construção e de tempo podem ser reduzidos significativamente. A proposta, portanto, tira proveito da popularidade crescente da auto-construção, com os proprietários capazes de personalizar o interior do edifício da forma que quiserem.